quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Silêncio


Em uma entrevista foi feita a seguinte pergunta para José Miguel Wisnik :qual é o futuro da intelectualidade no mundo virtual hoje? Depois de um silêncio reflexivo :" O lugar do intelectual se dissolveu no conjunto de uma sociedade descentrada, em que a informação se multiplica continuamente. O pensamento é uma espécie de parada que você dá para questionar tudo, mas vivemos num mundo que não faz paradas. Vivemos a instantaneidade em processo, em uma aceleração que não dá espaço para a pausa. O pensamento depende dessa parada".

José Miguel Winisk um intelectual dos mais brilhantes: pós-doutor em literatura, cantor, escritor,compositor e uma infinidade de atividades como palestras em seminários sobre literatura e música.

7 comentários:

Anônimo disse...

Preciso de um um silêncio reflexivo para comentar a opinião do escritor.
Bjs.

Cris França disse...

Oi Fatima, li algo muito parecido no Blog do Alexandre " Do Avesso", não igual, mas na mesma vertente.
Meio triste se analisar, mas quem analisa???? depois do Miojo resolvemos extender a idéia para além da cozinha. Beijo

Cris França disse...

Oi Maria, desculpa...rs eu escrevi oi Fatima, mas deve ter sido força de ver o nome da Fatima ai em cima, por favor me desculpa. um beijo!

Maria das Graças disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luna disse...

Hoje em dia não há tempo para pausas, talvez por isso mesmo este mundo esteja assim tão insípido
beijinhos

Regina disse...

Querida Maria!!

Hoje em dia, o raciocínio precisa ser rápido!! Tudo muito imediato... estamos com isso, deixando de "ser" e o que importa é "ter", infelizmente...

E as opiniões, as reflexões estão deixando de existir... todos querem respostas prontas, há preguiça de pensar! E assim, todos seguindo a multidão, sem questionar...

Boa postagem...

Quero que me perdoe a ausência, este semestre está e será muito mais corrido para mim, mas sempre que puder, estarei aqui, conferindo o seu blog...

À propósito, parabéns pelo primeiro ano de aniversário do seu blog! Deixei um comentário (post!) também no seu texto "Blog Maneiro".

Tenha um lindo fim de semana, grande beijo!!

G I L B E R T O disse...

Maria, mi dulce Maria

E mesmo com toda essa instantaneidade e evolução tecnologica, a gente não consegue arrumar um tempo para nós mesmos... Cada dia mais acorrentados às maquinas e ao sistema de produção!

arre! Isso somente sublinha o que tanto penso:


A gente precisa menos de inteligência e muito mais de sabedoria!