quarta-feira, 17 de junho de 2009

Por que tanta violência sexual ...

Essa é uma semana com notícias ruíns que temos vontade de ignorar. A nossa conciência, não nos permite calar. Os jornais dessa semana (não sensacionalistas) noticiaram um número absurdo de estupros que as mulheres sofreram este ano. Aqui na minha querida Minas Gerais já passam de 130 casos,que chegaram ao conhecimento das autoridades. Temos certeza que muitas mulheres não falam nem denunciam, evitam se expor por constrangimento ou medo. Essa violência terrível que deixa marcas na alma para toda vida,com sequelas psíquicas e o requinte de crueldade é absurdo: torturas e muitas são mortas. E essa violência acontece de forma generalizada, em cidades grandes, as médias e pequenas, também em todas as classes socias . Quando li essa notícia, senti-me deprimida sem vontade de escrever. Faço -me muitas perguntas: quais as razões de tantas violências sexuais contra as mulheres sejam crianças ou adultas(esses números são só de mulheres adultas) se falarmos nas meninas já se vão outras centenas de casos. O que está acontecendo com uma sociedade que perde os limites até elementares de civilidade? Onde estão os responsáveis pela formação desses monstros? Onde andam os pais,a família ,a escola,a mídia,a sociedade como o todo. Onde e como fica nossa pretensa humanidade que nos diferência dos animais, e da qual nos faz termos a arrogância de ser superiores como seres inteligentes e pensantes. Quem consegue encontrar respostas,as pistas até que temos de como tentar modificar o que está aí. Tratados de sociologia não resolvem. Já fizeram tantos estudos,os chamados diagnósticos. Agora colocá-los em prática uma utopia.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Maria, eu tb vivo me fazendo essas perguntas quando leio noticias como estas nos jornais e até hoje não encontrei nenhuma resposta que justificasse tão grande absurdo.
Bjs querida.

Cris França disse...

Maria,

somos uma sociedade doente, ainda não nos demos conta disso, infelizmente somos, afetados, magoados, estressados, dependentes, depressivos, abusados, perturbados, obssessivos, compulsivos ... doentes... e isso desenvolve psicoses...

por gerações estamos encobrindo isso...como medo de sermos chamados de loucos, mas o mau cheiro do que produzimos começou a ficar insuportável...

tenho que ser "feliz e normal"
Vale ser "saradão" e "gostosona", porque é o que se ve na TV, tenho que me ajustar ao mundo????

o mundo tá fútil demais, com valores completamente invertidos...há uma permissividade impregnada no ar...que vai do mais simples...ao mais complexo caso de criminalidade.

Jogar lixo só no lixo, mas se eu jogar um papelzinho de bala aqui né...que que tem??? e a coisa prolifera assim numa escala sem controle.
Tem muita gente negligente nesse país que depois pousa de vítima...

Foi pensando nisso que outro dia eu coloquei no meu blog que psicoterapia deveria ser como ir ao dentista ou ao ginecologista, desde muito cedo, é preciso tratar a mente das pessoas...estamos doentes...

ninguém fica imune a essa onda de violência...isso que recebemos todos os dias , nos afeta, bobagem pensar que não...afeta psicologicamente sim...uns mais , outros menos, mas afeta a todos.

Ainda hoje vi na TV, o caso de um estuprador liberto que saiu da cadeia e estuprou mais seis mulheres...seis!!!

Tá tudo errado amiga, de cabo a rabo, essa é a minha sensação e a minha indignação.

Um sistema educacional falho.
Um sistema penitenciário não que não recupera ninguém.

E me perdoe, mas tem gente ainda delegando pra Deus coisas que são de nossa alçada resolver...

Não sei como corrigir o que está ai, mas com certeza teríamos que fortalecer as crianças para enfrentar isso tudo, ou entramos num círculo vicioso...que futuro vamos ter???? dá medo...dá muito medo...

Crimes de qualquer natureza me doem demais...estupros e violencia contra crianças...dão me nauseas mesmo...ja li relatos na internet dos quais eu precisei de um tempo para não vomitar em cima do computador...

SOS humaninade...onde estão os humanos daqui? que ficam quietos? não fazem nada...

Maria das Graças disse...

É amiga Fátima fazemos perguntas e temos respostas.
Como bem Cris resumiu de forma absolumente contundente e com um extremo realismo, somos uma sociedade doente.
Temos que reiventar tudo de novo. Um renascer. Infelizmente Deus não dá conta. Nós humanos se é que temos alguma força temos que reagir.

Cris este texto comentário que você colocou para mim, deveria estar em todos os blogs para que muitas pessoas lessem para despertar o bom senso que exite ainda em nossa humanidade.

Cris gostei demais do que você escreveu. Um grande abraço.

G I L B E R T O disse...

Esses caras que praticam violência sexual são verdadeiros monstros e, acreditem, são os piores, pois eles fogem completamente dos estereótipos e do modelo clássico do bandido.

São, na maioria das vezes, gente com alguma educação, e, geralmente, estão próximos das vitimas, na maioria das vezes, muito próximos, sendo amigos das familias, parentes e até mesmo os genitores... absurdo total!

Esta gente, os estupradores, são monstros e até mesmo entre os bandidos eles não são bem vistos. Dentro do sistema eles têm um lugar que é somente deles para não se misturarem com o resto da massa carcerária.

Beijos e parabens pelo grito de horros e de protesto!

Estou sempre junto contigo, na mesma fileira, minha amiga!

Priscila Rôde disse...

Oi Maria, me deixaste tão feliz com seu comentário, fico grata com sua presença. Gosto muito do meu blog, e faço de tudo pra que todos gostem também, o que as vezes é dificil pois ele é minha cara, e gosto não se discute não é verdade?
Obrigada pelo seu comentário e já estou a seguí - la, estarei aqui lendo os textos e dando o meu parecer, hehehe.
Ah, não és intrometida, se gostou tanto do meu blog és uma jovem como todos nós, somos eternos jovens na busca eterna do aprendizado. És uma eterna aprendiz!
Sinta -se em casa, será sempre bem - vinda!

Paz!