terça-feira, 28 de julho de 2009

A paixão


Falar sobre certos sentimentos torna-se algo complexo. Um exemplo, é o sentimento paixão, na maioria das vezes, visto em uma ótica simplista em que considera-se apenas ligado ao desejo sexual. Não se admite a paixão como parte do amor verdadeiro, sentimento este em que nos doamos e fazemos nossos projetos de vida. Em minhas vivências, desde menina sempre coloquei a paixão em minha vida, esse sentimento que não tem nada de efêmero como muitos pensam de forma por demais preconceituosa, com um certo viés calcado em ranços cultivados com visões que não condizem com nossa condição humana. Não consigo imaginar minha vida sem a paixão que sempre senti. Sentimento que traz encanto em meu viver, em meus amores ao longo dessa caminhada que se chama vida. Amo com paixão a vida, meus filhos, família, amigos, tantas e tantas atividades que se desenvolvem com esse sentimento. As vezes em minha introspecção vejo uma injustiça com sentimento tão bonito e forte . Não sei se seria essa conotação pejorativa ou preconceito com sexo que leva as pessoas a separerem a paixão do amor dito puro e verdadeiro. Para minha vida, nunca separei a paixão do amor seja dos sentimentos entre uma mulher e um homem, seja a paixão de uma mãe por seus filhos, ou mesmo nossas atividades, nossos lazeres. Não consigo imaginar a vida sem paixão em épocas que temos perdas irreparáveis em nossas vidas, é esse sentimento que nos levanta e nos faz caminhar com seguança pois a vida é uma paixão. Se olharmos para a os grandes feitos de nossa humanidade vemos que todas as realizações dependeram de pessoas apaixonadas pelos seus projetos. Essa história de que a paixão cega as pessoas é para as desequilibradas. As equilibradas sentem paixão e sempre sabem o que constroem e o chão que pisam.

5 comentários:

Regina disse...

Acho que paixão tem diversas conotações...

Mas o mais importante é aliar paixão com amor...

Beijos, minha querida amiga!!

Eliene Vila Nova disse...

Oi amiga,
com certeza viver com paixão é viver melhor.
belas palavras, inspiradoras.
uma semana bençoada
beijos

Anônimo disse...

"Essa história de que a paixão cega as pessoas é para as desequilibradas. As equilibradas sentem paixão e sempre sabem o que constroem e o chão que pisam."
Sempre pensei e vivi assim amiga.
Bjs.

Cris França disse...

paixão é essencial querida!

em tudo...
na vida
nas pessoas
no trabalho

e a mim particularmente faz um bem enorme...faz me flutuar...eu sou o tipo de pessoa que precisa desse sentimento para viver...

e ai invento minhas modas, me apaixono por uma coisa nova de tempos em tempos...a paixão do momento? blogs é claro...rs

beijos para vc !

Maria das Graças disse...

É isso aí minhas jovens amigas sabia que vocês vivem com paixão, são mulheres inteligentes. Agora o que ouvimos e recebemos de mensagens denegrindo a paixão...e foi aí que pensei: vou escrever sobre o tema.

Beijos a todas vocês apaixonadas pela vida.