sábado, 7 de março de 2009

Será que temos algo a comemorar ?

Vivemos em uma sociedade que prima pelo gosto as comemorações,as mais diversas .Temos datas festejadas nem que seja para os famosos espertos tirar proveitos políticos ,a mídia fatura com propaganda e os ingenuos festejados se sentem realizados com as pseudas conquistas.

Não vou ser politicamente correta ao dizer que as mulheres não tem muito a comemorar este famoso 8 de março "Dia Internacional da Mulher". As que tem algo a comemorar conseguiram suas realizações e indepedência com conquistas pessoais por ter famílias estruturadas que lhe deram condições de se desenvolver de forma saudável, estimuladas a desenvolver suas potencialidades e talentos.

Vejam bem, quantas mulheres ocupam postos de comando sejam em empresas ou na política? Claro muito poucas . Olhamos o mercado de trabalho : as mulheres recebem salários menores que os homens. As mulheres da periferia a maioria delas não tem condições de estudar, pobres assumem a maternidade sozinhas ( os homens se omitem em suas responsabilidades paternas ), além de tudo são exploradas por outras mulheres que vão buscar suas independências financeiras mas delegam a essas mulheres humildes os serviços caseiros e até cuidar de seus filhos. Enquanto os filhos destas coitadas, sem ter quem cuide deles, sem creches onde deixá-los, ficam expostos a vários perigos ( abusos sexuais, aliciados pelo tráfico e também os acidentes caseiros). E certamente temos tantas injustiças a dizer sobre o que as mulheres são submetidas,bastam nos olhar as estatiscas da violência que são estarrecedoras : estupros, surras, assassinatos quando separam de seus companheiros (que machistas não aceitam ser preteridos). Ainda vemos a mulher-objeto que é usada como produto de consumo em propaganda, fotos das mais constrangedoras de seu corpo na mídia. Uma pena isto acontece com o consentimento das próprias mulheres. Para completar a saga de ser mulher em um mundo machista, extremamente violento onde nem as crianças do sexo feminino são poupadas . A grande maioria de violências sexuais são sofridas pelas meninas. Ainda ouvimos que estupro não é crime hediondo. E as mulheres de certas culturas que são mutiladas para não ter orgasmos, condenadas para viver apenas para servir aos homens .As Religiões nos condenam a fazer sexo só para procriar. A violência contra a mulher é generalizada no mundo todo. A mulher é discriminada inclusive no primeiro mundo. Um exemplo emblemático na Dinamarca a mulher tem salário menor que o homem mesmo fazendo o mesmo serviço e seu salário é considerado um complemento da renda
iguais aos homens não podemos fechar os olhos com falsas conquistas

2 comentários:

Regina disse...

Olá, querida amiga...

Entendo seu desabafo, mas já conquistamos e vamos conquistar mais ainda...

Vamos continuar fazendo nossa parte e fazer valer nossos direitos!!

Um feliz dia para você, para nós!!!

Tenha uma maravilhosa semana...

Beijinhos!!!

Maria das Graças disse...

Regina,obrigada pelos seus comentários sempre bem-vindos. Você é uma otimista! Faço uma comparação com a nossa vida que tivemos oportunidades de conquistar nosso lugar na sociedade com direito e deveres respeitados e a maioria da população feminina que vive a margem com direitos aviltados. Uma experiência interessante é fazer um estudo das trabalhadoras domésticas. Agradeço-lhe seus atenciosos comentários. Beijos.