terça-feira, 3 de março de 2009

OS OBJETIVOS DO PROJETO "BRASIL: NUNCA MAIS".

Desde seus primeiros passos,em agosto de 1979,até sua conclusão,em março de 1985,o Projeto de pesquisa "BRASIL:NUNCA MAIS"não tem outro objetivo que não seja o de materializar o imperativo escolhido como título da investigação:que nunca mais se repitam as violências,as ignomínias,as injustiças,as perseguições praticadas no Brasil de um passado recente.

Não é intenção do Projeto organizar um sistema de provas para apresentação em qualquer Nuremberg brasileiro. Não o anima qualquer sentido de revanche. Na busca da justiça,o povo brasileiro nunca foi movido por sentimentos de vingança.

O que se pretende é um trabalho de impacto,no sentido de revelar à consciência nacional com as luzes da denúncia, uma realidade obscura ainda mantida em segredo nos porões da repressão política hipertrofiada após 1964. É a observância do preceito evangélico que nos aconselha o conhecimento da verdade como pressuposto para a libertação.

Que ninguém participe desse debate nacional sem tomar conhecimento sobre o conteúdo deste livro,para que possa exigir medidas no sentido de não se repetirem esses anos de perseguição e ódio.

Que ninguém termine a leitura deste livro sem se comprometer, em juramento sagrado com a sua própria consciência, a engajar-se numa luta sem tréguas, num mutirão sem limites, para varrer da face da Terra a prática das torturas.

Para eliminar do seio da humanidade o flagelo das torturas,de qualquer tipo, por qualquer delito, sob qualquer razão.

São apenas esses os objetivos do PROJETO "BRASIL NUNCA MAIS".

São Paulo,março de 1985.


OB: Os brasileiros que se comprometeram engajar -se numa luta sem tréguas para varrer a prática da tortura, para que não se repita na história da humanidade e nem hajam mais Ditaduras; vêem com preocupação a posição do JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO em um editorial equivocado e imoral em que classificou a Ditadura Militar de 1964 de "Ditadura branda". Que vergonha um jornal tentar esconder a face cruel de uma Ditadura que é uma página terrível da história do Brasil. Que desrespeito a memória de nosso país! Pergunta que não quer calar no momento,em que esse PROJETO valioso que é um um verdadeiro testamento de nossa história recente faz 30 anos.
A FOLHA DE SÃO PAULO poderia responder: Está a serviço de quem? A quem interessa esquecer estes fatos cruéis de nossa história recente? Para quem esta Ditadura foi branda?

Um comentário:

Armazém Memória disse...

Para acessar o trabalho do Armazém Memória que disponiilza para consulta na internet parte do projeto Brasil Nunca Mais acesse a página abaixo.
http://www.armazemmemoria.com.br/cdroms/producaocdrom/01/index.htm

Ajude a divulga-la em sua redes.

Marcelo Zelic
Coordenador do Projeto Armazém Memória