quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Mestre Paulo Freire


"O compromisso, próprio da existência humana, só existe no engajamento com a realidade, de cujas "águas" os homens verdadeiramente comprometidos ficam "molhados", ensopados. Somente assim o compromisso é verdadeiro. Ao experenciá-lo,num ato que é necessariamente corajoso, decidido e consciente, os homens já não se dizem neutros. A neutralidade frente ao mundo, frente ao histórico,frente aos valores,reflete apenas o medo de revelar compromissos." (Paulo Freire).

"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, o homem se educa em comunhão.
O educador é o mediador do diálogo do educando com o conhecimento, e não seu obstáculo." (Paulo Freire)


Obs: sou uma admiradora do Mestre Paulo Freire, considero seu pensamento uma religião para nortear nossa vida nas nossas relações humanas. Um dos brasileiros mais ilustres e detentores de várias vertentes dos conhecimentos que educam e formam o verdadeiro cidadão humanista.
O educador Paulo Freire sofreu todas as humilhações e perseguições, banido do Brasil, pelo obscurantismo da Ditadura Militar de 1964 (página triste de nossa memória cívica).

Agora nosso educador Paulo Freire foi anistiado , foi corrigida uma injustiça das mais dolorosas.
Perguntamos é necessário reparar esse crime que cometeram contra um homem que tem lugar de imortal por sua obra e testemunho de vida ? Sim, pois assim as novas gerações além do conhecimento da sua obra , em sua biografia terá o seu exemplo do quanto devemos lutar por causas justas e o valor da coerência de nossas causas mesmo que sejamos condenados aos sofrimentos e ostracismo.
Valeu , Mestre dos Mestres Educadores Paulo Freire.

4 comentários:

G I L B E R T O disse...

Dulce Maria

Linda, auspiciosa e merecida homenagem a este grandioso brasileiro chamado Paulo Freire, também sou admirador de sua obra e, sobretudo, de seu pensamento!

Estejas bem, amiga!

Maria Fe disse...

Maria!
Você não poderia ter escolhido personagem melhor da nossa história para homenagear!!
Sensacional sua obra, seu pensamento, seu exemplo!
beijo grande, minha amiga!

Regina disse...

Querida amiga,

Desculpe a ausência, tive uma semana agitada... Mas sempre muito bom vir aqui, ler seus posts tão interessantes!

Paulo Freire foi, sem dúvida, um grande representante da Educação Brasileira... Sua luta para uma educação democrática abriu portas para outros educadores seguirem seu exemplo...

E nossa luta, hoje em dia é essa... o acesso à educação de qualidade para todos... Só assim, teremos uma sociedade mais justa e atuante... Afinal, educação e sociedade caminham sempre juntas...

Linda homenagem, muito merecida, por sinal...

Tenha um maravilhoso fim de semana, minha amiga do coração!!

Beijo!!

Maria Fe disse...

Fiz uma homenagem às minhas amigas de blogs e vc está lá viu!!
beijo grande