terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Somos Democráticos


As surpresas boas ou ruíns, quando acontecem trazem-nos uma clareza para determinados fatos. Ao escrever da minha admiração pelo nosso presidente e sobre o filme de sua vida... Fiquei surpreendida como recebo tantas visitas aqui no meu espaço. Não sabia. Fiquei pasma ao ver tantos E-mails em minha caixa de correio de pessoas que não conheço. As opniões são diversas, uns elogiam-me, concordam, outros falam da minha coragem e uns me chamam de alienada, analfabeta, militante de partido, nordestina analfabeta e por aí . Por não dar conta de responder a todos, respondo aqui no meu espaço. Agradeço as visitas, respeito as pessoas que não gostam de tornar público comentários e opiniões. Mas condeno preconceitos. Quanto a mim nasci em Minas Gerais, portanto mineira e brasileira. Se não fosse mineira gostaria de ser nordestina, admiro os brasileiros de todos os estados que fazem parte do nordeste brasileiro. Que povo maravilhoso com seu jeito de ser generoso, sua rica cultura, sua música, sua história e fibra. É de minha personalidade, posicionar diante de diversos momentos da vida seja púbico ou privado. Não tenho nenhum vínculo com amigos ou partidos políticos. Jamais minha família e eu recebemos qualquer favor de políticos. Temos ética. Esse espaço no qual escrevo deixei sempre claro que escreveria o que penso e talvez sinta, como também está aberto a críticas construtivas ou discordar de minha opinião. Somos democráticos. Aliás não gosto de pessoas que não tomam posição. Temos que lembrar que "o homem é um animal político"portanto suas decisões são políticas e até quando se omite é uma concordância com a realidade que vivência. Devemos refletir algo, se estamos ruíns com os nossos políticos imagine sem eles...Quem viveu a época da Ditadura que um jornal disse que foi" suave" mas não foi assim...Tenho aqui em minha casa uma Bíblia "Brasil: nunca mais", para que todas as gerações de minha família não esqueçam o período sombrio,sem liberdades que o Brasil viveu.

3 comentários:

G I L B E R T O disse...

Maria, Dulce

Incrivel que pessoas nos escrevam para insultar-nos sobre nossas posições como se fossem elas as donas da verdade.

Quem é o dono da verdade?

Nós?
Elas?
Quem?


As pessoas possuem diferentes verdades e elas confluem para este aquele lado conforme a época de suas vidas, conforme o entendimento que estão tendo no momento, conforme (sobretudo) o interesse que elas possuem no momento.

Por tudo o que conheço de tí, sei que tua verdade se baseia em princípios e valores éticos profundos e bem enraizados, portanto, fico com tua verdade, ela está mais próxima da minha.

Todos temos direito de ter opiniões diferentes e a discussão dessas opiniões distintas nos fara chegar a um entendimento e fará crescer a todos... Que seria do vermelho se todos gostassem do amarelo?

Abraços e te entrego minha solidariedade!

Maria das Graças disse...

OI Gilberto agradeço-lhe a solidariedade. Você tão gentil.

Na verdade manifestei-me sobre algo tão simples que é admirar uma pessoa pública e que o filme não tem exageros eleitoreiros.
Respeito quem discorda com argumentos pertinentes. Fico brava com preconceitos.

Bem meu amigo, você é mil...
Abraços.

Regina disse...

Querida Maria,

É bastante verdadeiro o que você disse sobre a Ditadura, apesar de eu não ter vivenciado, de fato, esta época...

Mas é uma história muito rica de nosso passado, na qual admiro muito, sobretudo porque as pessoas eram mais participativas, engajadas, comprometidas com a vida política do país...

Hoje, as pessoas têm a liberdade de se posicionarem, mas não o fazem... por ignorância, talvez, por simples descaso ou por falta de intesse mesmo... seja qual o motivo, a democracia que conquistamos à duras penas, deveria ser valorizada e, acima de tudo, vivida, realmente, com pessoas respeitando as diferenças de opiniões e com liberdade para opinar.

Que todas as pessoas possam entender qual o verdadeiro sentido da palavra "Democracia" e praticá-la civilizadamente!

Minha querida, continue defendendo seus pontos de vista e expondo suas opiniões, sempre tão valorosas e merecedoras do meu respeito...

Beijos!!