domingo, 5 de abril de 2009

TRECHOS DE OBRAS DO AUTOR: JOÃO GUIMARÃES ROSA.


Cantar, só ,não fazia mal, não era pecado. As estradas cantavam.E ele achava muitas coisas bonitas,e tudo era mesmo muito bonito, como todas as coisas nos caminhos do sertão.

(João Guimarães Rosa,no conto "A HORA E A VEZ de Augusto Matraga".)

"O senhor vê: existe cachoeira; e pois? Mas cachoeira é barranco de chão, e água se caindo por ele, retombando; o senhor consome essa água ,ou desfaz o barranco, sobra cachoeira alguma? Viver é negócio muito perigoso..."

"Sertão. Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar.Viver é muito perigoso..."

"O senhor tolere, isto é sertão. Uns querem que não seja: que situação sertão é por os campos-gerais a fora e dentro,eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucúia. Toleima. Para os de Corinto e do Curvelo, então, o aqui não é dito sertão? Ah,que tem maior! Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez,quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive o seu cristo- jesus, arredado do arrocho de autoridade. O Urucúia vem dos montões oestes. Mas,hoje que na beira dele, tudo dá- fazendões de fazendas, almargem de vargens do bom render, a vazantes; culturas que vão de mata em mata, madeiras de grossura, até ainda virgens dessas há lá. O gerais corre em volta. Esses gerais são sem tamanho. Enfim, cada um o que quer a prova, o senhor sabe: pão ou pães,é questão de opiniães ...O sertão está em toda parte."

Obs: esses são trechos da fantástica obra de João Guimarães Rosa ,"GRANDE SERTÃO : VEREDAS" . Em alguns trechos o autor é totalmente fiel a linguagem o sertão. E essa característica a torna uma obra universal, magnifica com toda sua genialidade.

3 comentários:

Regina disse...

Felizmente, temos grandes autores brasileiros... saudemos!!

Querida amiga, tenha uma ótima Páscoa!

Bom descanso...

Beijos!

Maria das Graças disse...

Regina,e como temos verdadeiros gênios em todas formas de artes... e Guimarães Rosa um deles;médico e sobre como ninguém interpretar os sentimentos e a linguagem do sertão. E sua literatura tornou-se universal. Interessante vermos um médico,tão maravilhoso na literatura ... Uma feliz Páscoa minha amiga! Beijos...

Diogo de Oliveira Reis disse...

Também selecionei vários trechos de Grande Sertão: Veredas. Quem tiver curiosidade é só dar uma olhada no meu blog:

http://relendorosa.blogspot.com/p/citacoes-de-rosa.html