segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Uma viagem

Alguns amigos perguntam-me a razão de ter exposto  a opinião sobre a falta de gentileza dos portugueses com o turista brasileiro. As razões são várias: visitei vários países que deram-me um tratamento normal, ao  planejar minha visita a Portugal pensava que encontraria traços comuns entre brasileiros e portugueses,além é claro  da língua. Haviam também outras fantasias. Nada se confirmou. Expor os aborrecimentos não é elegante. Mas ainda bem que teve um saldo positivo. Vamos lá: a linda cidade do Porto com seu belo casario as margens do rio D"ouro, a cidade de Óbidos com suas muralhas  medievais [encantei-me ], a linda e graciosa Guimarães, Sintra com seus palácios e muralhas mouras [impressionante]. Não posso esquecer dos ótimos vinhos.Já a comida é ótima só nos restaurantes muito caros. Durante o dia em que não tianhamos  muito tempo, entramos em algumas "frias". No mais falar sobre Lisboa, penso que não a senti. Voltar... talvez as cidades medievais que encantaram-me e a cidade do Porto que surpreendeu-me pela beleza ,apesar das pequenas dificuldades como de uso de cartão de crédito[as máquinas absoletas]. Um desejo, encontrar Portugal mais receptivo com o turista e também mais alegre.

2 comentários:

Regina disse...

Querida Maria,

Uma pena sua viagem não ter sido como você esperava...

Talvez você tenha cruzado com pessoas erradas, quem sabe da próxima, tenha mais sorte...

Um beijo!!

Maria das Graças disse...

É assim minha amiga Regina, que acontece em Portugal com muitos turistas brasileiros. Avisaram-me que seria assim...Não é bem uma questão de encontrar pessoas erradas,mas sim uma maneira de ser deles. Mas a surpresa foi a maravilhosa Espanha, encontrei muito em comum entre brasileiros e povo espanhol.
Adoro seus comentáros.

Beijos.