segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Natal tempo de renascer.


Natal tempo de reflexão,de repassar um olhar em toda nossa vida. Os dias que antecedem o Natal,são como reler o livro da nossa vida: página por página. A fase da inocência infantil, acreditamos em Papai Noel, celebramos o menino Jesus,ajudamos a família formar o presépio e a tão querida árvore com suas bolas coloridas e o pisca- pisca como vagalumes a brilhar . Depois a transição adolescente, queremos os presentes e celebramos o Natal com a irreverência e alegria que os jovens sabem fazer como ninguém. .Já na fase adulta sentimos poderosos, não preocupamos em fazer um balanço da nossa vida, mas olhamos a nossa volta e temos um aperto no coração por vermos crianças sofrendo violências, um mundo injusto e individualista onde muitos confraternizam com a mesa farta e outros não tem nada. Vamos repassando as páginas do livro de nossa vida e vemos lá perdas preciosas ; pessoas amadas, que não estarão presentes em nosso Natal com suas palavras lindas, seus sorrisos doces, alegres e contagiantes, também aquele apaixonante cãozinho, vestido a caráter estará ausente. Hoje quem sabe são estrelas, astros que brilham, iluminam nossos caminhos e corações saudosos. Os dias próximos ao Natal são de introspecção, intercalada com o entusiasmo da preparação para confraternização com a família e amigos. Faço um balanço de minha vida, dessa página que estou virando; questiono-me quais foram minhas boas ações e as em que falhei. Será que sou uma boa mãe, filha, irmã, amiga, justa e generosa com os que trabalham comigo? E minha solidariedade, fraternidade, amor ao próximo como Jesus, o Aniversariante desse dia que chamamos de Natal,nos ensinou? Será que sou uma cidadã atuante em busca da paz, da solidariedade para resgatar os valores humanísticos que dependem do esforço de cada um de nós? Porque não entrelaçar as mãos para uma caminhada mais suave e digna na construção de um mundo melhor para as gerações futuras? E minha vida pessoal será que estou dando atenção demais para ela? Quero um Natal menos consumista, quero receber meus presentes de Jesus (invertendo: o Aniversariante é que presenteia). Quero que Ele abençõe nossa família para permanecer unida como sempre, que nos dê humildade para reconhecer erros e corrigir rumos. Que nos ajude a ser melhores para continuar nossa caminhada com ética e respeito as diferenças. Que o amor impere em nossos corações e de nossos amigos. Que a celebração do Natal, nascimento do Menino Jesus seja um renascer dos sentimentos de amor fraterno, solidariedade e paz na humanidade. Que assim seja para sempre. Amém.

4 comentários:

Mena G disse...

Que os seus votos deste Natal sejam uma constante no coração de todos os homens e mulheres deste mundo, todos os dias!!!
(Só no Natal é muito pouco...)
;)

Regina disse...

Bonita reflexão...

Acho que não apenas no Natal, mas em todos os dias do ano, devemos refletir, repensar e corrigir nossos valores...

Mas nesta época nosso coração fica mais sensível e fica "mais fácil" parar para pensarmos sobre isso...
Gostei...

Beijos!

Maria das Graças disse...

Mena e Regina agradeço-lhes a atenção e delicadeza dos comentários .Sou uma humanista de carteirinha. E sempre estou questionando , tentando fazer a minha parte e as vezes pregar em deserto. No Natal ficamos mais sensíveis e fazemos um balanço de nossas vidas principalmente quando perdemos pessoas que amamos demais. Quanto as mulheres e homens deste mundo deveriam -se unir enquanto é tempo pois apesar de ser otimista vejo que caminhamos para uma auto -destruição. O mundo está carente de valores nobres.Um grande abraço para as duas amigas.

Regina disse...

Olá, querida amiga!!

Passei aqui prá te desejar um Natal de muita alegria, paz e amor no coração...

Sei que nesta época ficamos mais sensíveis, sentindo falta principalmente dos que se foram, como vc mesma disse, mas pense somente nos bons momentos de alegria e amor que foram compartilhados com essas pessoas tão queridas que passaram por sua vida...

Desejo de coração que Deus esteja sempre presente em sua vida, iluminando e protegendo-a sempre!!

Beijos no coração!!!