
"O compromisso, próprio da existência humana, só existe no engajamento com a realidade, de cujas "águas" os homens verdadeiramente comprometidos ficam "molhados", ensopados. Somente assim o compromisso é verdadeiro. Ao experenciá-lo,num ato que é necessariamente corajoso, decidido e consciente, os homens já não se dizem neutros. A neutralidade frente ao mundo, frente ao histórico,frente aos valores,reflete apenas o medo de revelar compromissos." (Paulo Freire).
"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, o homem se educa em comunhão.
O educador é o mediador do diálogo do educando com o conhecimento, e não seu obstáculo." (Paulo Freire)
Obs: sou uma admiradora do Mestre Paulo Freire, considero seu pensamento uma religião para nortear nossa vida nas nossas relações humanas. Um dos brasileiros mais ilustres e detentores de várias vertentes dos conhecimentos que educam e formam o verdadeiro cidadão humanista.
O educador Paulo Freire sofreu todas as humilhações e perseguições, banido do Brasil, pelo obscurantismo da Ditadura Militar de 1964 (página triste de nossa memória cívica).
Agora nosso educador Paulo Freire foi anistiado , foi corrigida uma injustiça das mais dolorosas.
Perguntamos é necessário reparar esse crime que cometeram contra um homem que tem lugar de imortal por sua obra e testemunho de vida ? Sim, pois assim as novas gerações além do conhecimento da sua obra , em sua biografia terá o seu exemplo do quanto devemos lutar por causas justas e o valor da coerência de nossas causas mesmo que sejamos condenados aos sofrimentos e ostracismo.
Valeu , Mestre dos Mestres Educadores Paulo Freire.