segunda-feira, 30 de março de 2009

UMA MÚSICA QUE SEJA... ( AUTOR: VINÍCIUS DE MORAES )

...como os mais belos harmônicos da natureza. Uma música que seja como o som do vento na codoalha dos navios, aumentando gradativamente de tom até atingir aquele em que se cria uma reta ascendente para o infinito. Uma música que seja como o som do vento numa enorme harpa plantada no deserto. Uma música que seja como a nota lancinante deixada no ar por um pássaro que morre. Uma música que seja como o som dos altos ramos das grandes árvores vergadas pelos temporais. Uma música que seja como o ponto de reunião de muitas vozes em busca de uma harmonia nova. Uma música que como o vôo de uma gaivota numa aurora de novos sons.




Obs: Essa prosa faz parte do livro : PARA VIVER UM GRANDE AMOR (AUTOR : VINÍCIUS DE MORAES)


Entendo essa prosa como uma prece (das mais belas) para a busca do amor, fraternidade e paz da humanidade...

domingo, 29 de março de 2009

O Mais -Que-Perfeito ( Autor: Vinícius de Morais )

Ah quem me dera ir-me
Contigo agora
Para um horizonte firme
(comum,embora...)
Ah,quem me dera ir-me!

Ah,quem me dera amar-te
Sem mais ciúmes
De alguém em algum lugar
Que não presumes...
Ah,quem me dera amar-te!

Ah,quem me dera ver-te
Sempre a meu lado
Sem precisar dizer-te
Jamais: cuidado...
Ah,quem me dera ver-te!

Ah,quem me dera ver-te
Como um lugar
Plantado num chão verde
Para eu morar-te
Morar -te até morrer-te...

sábado, 28 de março de 2009

Admirável Mundo.



Estamos vivendo o tempo da falta de tempo. A semana acaba e dou-me conta que nem os jornais dei conta de ler. A cabeça parece tão pequena para tantas novidades em todas as áreas do conhecimento. O que é novidade hoje, amanhã estará ultrapassado. Os amigos reclamam uns dos outros. Sentem falta de atenção,cobram, as vezes até perdem- se o contato tão saudável para uma amizade duradoura. Chegamos com certeza ao admirável mundo novo, não são só as previsões do livro de Adous Huxley. Chegamos ao futuro ou estamos só com um pé nele? Chamou-me a atenção uma matéria que li, sobre o que fazer com o que se produz de lixo com as novas tecnologias. A cada dia trocamos aparelhos, peças de nossas máquinas por outras mais modernas. E nenhuma industria já sequer pensou em um plano sério de reciclagem desse lixo. E a sociedade ainda não pressionou com ousadia a industria, para criar um plano realmente viável e sério para dar um solução para o problema. O que será do nosso planeta? Será que a inteligência do homem que desenvolve tecnologias fantásticas só é capaz de desenvolver-se para a destruição . E o compromisso humano com a preservação da vida ? Vivo como todos essa angustia humana, apesar de pessoalmente estar em paz comigo mesma. Na verdade não há caminho para a paz , a paz é o caminho. A maturidade deu-me sabedoria para viver a vida como deve ser vivida com intensidade, seletividade, alegria paz, amor e fé. Que a modernidade, a parafernália que tanto encanta o homem encontre o equilíbrio e caminhos para não destruir nosso planeta: como consequência nossa espécie e e as outras formas de vida que tão bem sabem conviver com a natureza que também serão vítimas da sanha destruidora do homem. Que injustiça criminosa! A pergunta deveria ser esta como salvar a vida em todas suas formas? É melhor ser ótimista, ter esperança e pensar, que ainda é tempo de provar a que viemos e reverter essa escalada de destruição imensa, avassaladora. Em vez de dizermos :Salvemos o planeta, podemos dizer salvemos a vida em todas as suas formas. Que os Anjos digam, amém!.

quarta-feira, 25 de março de 2009

A VIDA ( AUTOR: HENFIL )


Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade.
Mas sempre havia um obstáculo no caminho,
algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga.
Aí sim, a vida de verdade começaria. Por fim, cheguei a conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade.
Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade.
A felicidade é o caminho!
Assim, aproveite todos os momentos que você tem.
E aproveite -os mais se você tem alguém especial para compartilhar,
especial o suficiente para passar seu tempo;
e lembre-se que o tempo não espera por ninguém.
Portanto, pare de esperar até que você termine a faculdade;
Até que volte para a faculdade;
até que perca 5 quilos;
até que ganhe 5 quilos;
até que tenha tido filhos;
até que seus filhos tenham saído de casa;
até que você se case;
até que você se divorcie;
até sexta à noite;
até segunda de manhã;
até que você tenha comprado um carro novo ou uma casa nova;
até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos;
até que você tenha tomado o seu drink;
até que você esteja sóbrio de novo;
até que você morra;
E decida que não há hora melhor para ser feliz do que AGORA MESMO...

LEMBRE-SE:
" FELICIDADE É UMA VIAGEM, NÃO UM DESTINO".

A Vida Uma Construção (Autora: Lya Luft )

Nossas fases não se compartimentam em diques e represas:são fluxo,água corrente. Portanto a hora é sempre. Mas tem de ser natural, tem de fazer parte do convívio, não ser um instante inserido no cotidiano como um corpo estranho quando estamos inquietos ou culpados. O amor que dialoga é um hábito. Se nunca exercido, não produzirá inesperadamente uma fruta boa. Mesmo na sexualidade, apesar do alarde, da liberação e da incrível multiplicação de informações ( a maioria bastante questionáveis) continuamos muito primários. Acabamos nos submetendo à obrigação de sermos sexualmente fantásticos (quase sempre mentira e empulhação por insegurança) mas como seres precários. Se a mídia me oferece como ser feliz na cama-ou fora dela-em dez lições a preço módico, talvez fosse bom analisar e concluir que é engodo, que a felicidade amorosa não vem do desempenho,mas da ternura que aprimora e intensifica o desempenho. Precisáriamos aprender a lutar contra os modelos absurdos; a descobrir quem sou, do que gosto,como gosto de ser -como fico mais feliz. Isso não está nas revistas, na televisão, nos palpites dos amigos: é intimo, pessoal, intransferível. Cada um precisa saber entender e construir. A felicidade é assim: cada um, a cada dia, aceita o que o mercado lhe oferece... ou determina a sua.



Obs: esse texto é do livro PERDAS E GANHOS de Lya Luft . Uma grande sabedoria! Não existe receita pronta para nada nossa vida. Nós é que construimos e conhecemos nosso "Eu", daí sabemos o que queremos para nossa vida em todos os sentidos. Nós somos donos do nosso caminho e do que nos faz feliz. Os livros de auto-ajuda são para espertos ficar milionários. Taí uma boa sugestão para quem escreve bem e quer ganhar dinheiro! Quanto a mim sou da turma que gostaria de ver essas receitas de como encontrar a felicidade, na lata de lixo.

domingo, 22 de março de 2009

POEMA (AUTOR: PAULO LEMINSKI )

Sorte no jogo
azar no amor
de que me serve
sorte no amor
se o amor é um jogo
e o jogo não é o meu forte,
meu amor?

sexta-feira, 20 de março de 2009

Dualidade De Mulher(Autora: Graça Penna )

Sou mulher comum
nem anjo,nem demônio
mulher adulta,madura
mulher menina com
seus risos,choros e,
mistérios.
Sou mulher reflexiva
tenho um olhar para,
o meu "Eu"e para o mundo.
o mundo amplo e também para o
mundo você.
Quero brincar,correr,sorrir
em todas as ruas ser andarilha,
e nas tuas ruas, descobrir
o que te faz sorrir
apagar a tua tristeza
ter enfim a natureza
como cenário vivo
o sol,a lua,e a chuva
a relva molhada como
a tua boca e o teu
beijo.

O OLHAR E A IMAGEM


Penso que nossa imagem para as pessoas dependem muito do olhar que lançam sobre nós. As vezes pode ser um olhar profundo e conseguem uma imagem bem próxima da nossa essência ou olhar superficial com uma visão errada de nossa personalidade. Sobre mim já confundiram minha visão humanista e desejo de um Brasil com justiça social, como uma pessoa com tendências comunistas. E até panfletária já fui taxada. Como ficar insensível aos problemas de nosso país com suas desigualdades sociais?Todos brasileiros deveriam ter as mesmas oportunidades e o esforço individual de cada um é que faria a diferença em suas vidas. Acredito que as diferenças devem ser respeitadas, são essas que enriquecem a sociedade,apesar de infelizmente nem todas as pessoas são batalhadoras e aproveitam as oportunidades que a vida lhes oferecem. Outra questão: detesto livros de autoajuda são receitas prontas para a vida, considero uma aberração). Não somos uma boiada. Somos seres humanos únicos,com suas diferenças e individualidade. Seria simples a vida ser como seguir uma receita de bolo. Simples! Não sou também feminista e tudo que as mulheres da minha família conseguiram foram com o próprio esforço e a educação recebida. Não somos iguais aos homens e nem devemos desejar ser ,a mulher tem muitas qualidades, uma por si só é muito importante não ser violenta. Dificilmente vemos mulher assassinando homens por ciúmes ou separação. A mulher pode e deve ser parceira do homem, reivindicar igualdade em seus deveres e direitos. Nossas características femininas são mais belas : sentimentos,emoções ,sedução, e uma elegante sutileza, sabemos ser discretas sem sair apregoando nossas intimidades. Para que assimilar defeitos dos homens? Ser mulher machona? E para que ser mulher- objeto se somos inteligentes? E minha opinião sobre religiões : considero -as desagregadoras,nem tentem me catequizar; respeito quem as pratica sem fanatismo. Tenho fé sim na fraternidade ,mas fé sem ação não vale nada para mim. Minha visão de vida é essa e buscarei sempre a evolução. Sou uma eterna aprendiz! Quem quiser que lance o olhar que quiser sobre mim. Ah,se todos fossem iguais, uma unanimidade burra . Que sociedade mais sem criatividade e quanta mediocridade . Concordam ? Podem também discordar.

terça-feira, 17 de março de 2009

Amor...Amor...( Autora: Graça Penna )

Aqui se fala de amor
Aqui se canta o amor
Aqui se baila o amor.
Amor que faz sonhar
de olhos abertos.
Amor que tem ,olhos e mãos
sedutoras.
Amor que faz bailar almas e corpos
Ah,amor que é uma bomba-paixão e na sua
explosão nasce a paz,
a mais doce paz, a calmaria
de almas e corações...
Ah,vida louca o amor é sua razão.

domingo, 15 de março de 2009

O QUE FAZER COM OS PEDÓFILOS.

Que bom se pudessemos postar só poemas de nossos poetas favoritos ou então ousar no nosso desejo de poetar. Infelizmente vivemos em uma sociedade que nos traz todos os dias notícias que violenta nossa condição humana. E um assunto que está nos deixando horrorizados é a questão pedofilia. Todos os dias vemos surgir casos de crianças que sofrem abusos sexuais, gravidez proveniente dessas situações dolorosas. E nestes últimos dias essa questão transformou-se em uma questão nacional discutida a exaustão pela sociedade; o que fazer com os pedófilos ( pais,padrastos,tios,vizinhos,amigos ou abusadores desconhecidos). Em que ponto estamos sendo negligentes? E qual a razão que leva as meninas serem as vitimas preferidas(as estatísticas são estarrecedoras e uma interrogação: como podem as crianças do sexo feminino serem as martirizadas ? Será que os homens não se envergonham de carregar esta monstruosidade em sua condição masculina. Será que nós mulheres somos melhores e o senso de humanidade mais desenvolvido? O assunto está aí ,os acontecimentos chocantes também. As vezes penso o que fez com que a ética se esgarçasse tanto. Sou de uma família em que fui criada com muitos tios,empregados da fazenda e lembro muito bem nunca sofremos nenhum constrangimento,protegidas e cuidadas ; crianças felizes demais. Os meus filhos sempre tivemos o cuidado de protegê-los sempre preocupados em conversar,saber como foi o dia ,permitir que eles sentissem a segurança ,a confiança nos pais para ajudá-los a desenvolver a capacidade de reconhecer quando a atitude de alguém está sendo suspeita de algo mal intencionado. Ensiná-los a falar sem culpa e vergonha. Confiar em que os pais são fortes o suficiente para defendê-los dos abusos sejam quais forem que os aviltam.Que os pais serão sempre mais fortes em todos os sentidos os defendendo de adultos mal intencionados que os assedia. Como demonstrar esse nosso amor e proteção ? Simples como nosso amor por eles ;ouvindo-os dando lhes abertura,a liberdade de fazer perguntar e falar de suas experiências cotidianas. Essa talvez seja a nossa única arma para proteger as nossas crianças. As mulheres um humilde lembrete : não permitam ser objetos sexuais de consumo,e os homens pensem um pouco na sua mania de transformar a mulher em simples bundas e peitos. O ser humano é muito mais que isso. E nossas crianças não deveriam passar por esse triste destino.NÃO TENHAMOS MEDO SE SOUBERMOS DE ALGO SUSPEITO, DEVEMOS AVERIGUAR E DENUNCIAR. É UMA CRUZADA EM FAVOR DE NOSSAS CRIANÇAS.

quinta-feira, 12 de março de 2009

POR UM LINDÉSIMO DE SEGUNDO (Autor: Paulo Lemisnski)

Tudo em mim
anda a mil
tudo assim
tudo por um fio
tudo feito
tudo estivesse no cio
tudo pisando macio
tudo psiu

tudo em minha volta
anda às tontas
como se as coisas
fossem todas
afinal de contas

segunda-feira, 9 de março de 2009

AMAR (Autor: Carlos Drummond De Andrade)

Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar,amar?
sempre,e até de olhos vidrados, amar?

Que pode,pergunto, o ser amoroso,
sozinho,em rotação universal, senão
rodar também e amar?
amar o que o mar traz a praia,
o que ele sepulta,e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor,ou simples ânsia?

Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito,o áspero,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte,e a sua vista em sonho, e uma ave de rapina.

Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente,de mais e mais amor.

Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.

sábado, 7 de março de 2009

Será que temos algo a comemorar ?

Vivemos em uma sociedade que prima pelo gosto as comemorações,as mais diversas .Temos datas festejadas nem que seja para os famosos espertos tirar proveitos políticos ,a mídia fatura com propaganda e os ingenuos festejados se sentem realizados com as pseudas conquistas.

Não vou ser politicamente correta ao dizer que as mulheres não tem muito a comemorar este famoso 8 de março "Dia Internacional da Mulher". As que tem algo a comemorar conseguiram suas realizações e indepedência com conquistas pessoais por ter famílias estruturadas que lhe deram condições de se desenvolver de forma saudável, estimuladas a desenvolver suas potencialidades e talentos.

Vejam bem, quantas mulheres ocupam postos de comando sejam em empresas ou na política? Claro muito poucas . Olhamos o mercado de trabalho : as mulheres recebem salários menores que os homens. As mulheres da periferia a maioria delas não tem condições de estudar, pobres assumem a maternidade sozinhas ( os homens se omitem em suas responsabilidades paternas ), além de tudo são exploradas por outras mulheres que vão buscar suas independências financeiras mas delegam a essas mulheres humildes os serviços caseiros e até cuidar de seus filhos. Enquanto os filhos destas coitadas, sem ter quem cuide deles, sem creches onde deixá-los, ficam expostos a vários perigos ( abusos sexuais, aliciados pelo tráfico e também os acidentes caseiros). E certamente temos tantas injustiças a dizer sobre o que as mulheres são submetidas,bastam nos olhar as estatiscas da violência que são estarrecedoras : estupros, surras, assassinatos quando separam de seus companheiros (que machistas não aceitam ser preteridos). Ainda vemos a mulher-objeto que é usada como produto de consumo em propaganda, fotos das mais constrangedoras de seu corpo na mídia. Uma pena isto acontece com o consentimento das próprias mulheres. Para completar a saga de ser mulher em um mundo machista, extremamente violento onde nem as crianças do sexo feminino são poupadas . A grande maioria de violências sexuais são sofridas pelas meninas. Ainda ouvimos que estupro não é crime hediondo. E as mulheres de certas culturas que são mutiladas para não ter orgasmos, condenadas para viver apenas para servir aos homens .As Religiões nos condenam a fazer sexo só para procriar. A violência contra a mulher é generalizada no mundo todo. A mulher é discriminada inclusive no primeiro mundo. Um exemplo emblemático na Dinamarca a mulher tem salário menor que o homem mesmo fazendo o mesmo serviço e seu salário é considerado um complemento da renda
iguais aos homens não podemos fechar os olhos com falsas conquistas

quinta-feira, 5 de março de 2009

Destilando Veneno.

Estou azeda ou melhor indignada ,o azedo costuma ter um gosto bom. O blog azedou de vez ...Vamos lá, envenada estou eu, então é hora de destilar veneno . Que pena não dá para falar de amor o tempo todo!

Então vamos ao destilar de veneno: para o jornal A FOLHA DE SÃO PAULO pela desfaçatez de apresentar um editorial em que qualifica a Ditadura de 1964 de "Ditadura branda". Sugestão bem simples ler o livro "BRASIL NUNCA MAIS" que é um relato para a história, é a bíblia dos que amam a democracia, respeitam a memória de quem perdeu a vida pelo direito a liberdade. Que o Jornal A FOLHA DE SÃO PAULO não faça mais aquela propaganda enganosa, horrível em que diz que não tem" rabo preso",as evidências são outras.


Mais e mais veneno:para o Senado Federal,alí virou "A CASA DOS HORRORES"! O mínimo que falta -nos para ouvir é o deboche "Minha gente...". Voltamos a 20 anos atrás ??? Será brincadeira ? Vou para o Carnaval de meu querido Pernambuco participar daquele bloco criativo demais "DESCENDO A LADEIRA..."


E o veneno ferve mais ainda... Em que mundo estou;leio a chocante notícia da menina de 9 anos grávida (gemêos) vítima de violência sexual.É um tapa no rosto de uma sociedade que não cuida de suas crianças,não cultiva valores morais e éticos. Que sociedade é esta que tira o direito a infância e ao sorriso inocente. Como se não bastasse esta notícia terrível que nos enoja,causa espanto a atitude da Igreja de Pernambuco ,contra a interrupção da gravidez com argumentos ridículos . Vejam bem respeito a vida,a menina havia prometido cuidar das crianças e outras baboseiras. Onde fica o respeito a menina violentada ? Vejam se para uma mãe adulta seria terrível ter laços com a violência sofrida e, esta criança ? Parece-me que estes religiosos esqueceram ou melhor nunca foram mãe ,nem pai(o que é uma pena) não sabem que a maternidade e a paternidade é uma responsabilidade pessoal e não pode e não deve ser transferida para outros. Outra desumanidade é o que a Igreja faz com a mãe da menina. Imagino a dor e culpa dessa pobre mãe que é um sentimento de mãe, quando os filhos sofrem e agora a IGREJA em vez de ter um sentimento cristão ,caridoso e praticar a Palavra Dos EVANGELHOS fala em processar esta mãe que hoje vive e representa a" mater dolorosa". JESUS ,volte e expulse estes desalmados de seus TEMPLOS. Eles não podem pregar SUA SANTA PALAVRA.

terça-feira, 3 de março de 2009

OS OBJETIVOS DO PROJETO "BRASIL: NUNCA MAIS".

Desde seus primeiros passos,em agosto de 1979,até sua conclusão,em março de 1985,o Projeto de pesquisa "BRASIL:NUNCA MAIS"não tem outro objetivo que não seja o de materializar o imperativo escolhido como título da investigação:que nunca mais se repitam as violências,as ignomínias,as injustiças,as perseguições praticadas no Brasil de um passado recente.

Não é intenção do Projeto organizar um sistema de provas para apresentação em qualquer Nuremberg brasileiro. Não o anima qualquer sentido de revanche. Na busca da justiça,o povo brasileiro nunca foi movido por sentimentos de vingança.

O que se pretende é um trabalho de impacto,no sentido de revelar à consciência nacional com as luzes da denúncia, uma realidade obscura ainda mantida em segredo nos porões da repressão política hipertrofiada após 1964. É a observância do preceito evangélico que nos aconselha o conhecimento da verdade como pressuposto para a libertação.

Que ninguém participe desse debate nacional sem tomar conhecimento sobre o conteúdo deste livro,para que possa exigir medidas no sentido de não se repetirem esses anos de perseguição e ódio.

Que ninguém termine a leitura deste livro sem se comprometer, em juramento sagrado com a sua própria consciência, a engajar-se numa luta sem tréguas, num mutirão sem limites, para varrer da face da Terra a prática das torturas.

Para eliminar do seio da humanidade o flagelo das torturas,de qualquer tipo, por qualquer delito, sob qualquer razão.

São apenas esses os objetivos do PROJETO "BRASIL NUNCA MAIS".

São Paulo,março de 1985.


OB: Os brasileiros que se comprometeram engajar -se numa luta sem tréguas para varrer a prática da tortura, para que não se repita na história da humanidade e nem hajam mais Ditaduras; vêem com preocupação a posição do JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO em um editorial equivocado e imoral em que classificou a Ditadura Militar de 1964 de "Ditadura branda". Que vergonha um jornal tentar esconder a face cruel de uma Ditadura que é uma página terrível da história do Brasil. Que desrespeito a memória de nosso país! Pergunta que não quer calar no momento,em que esse PROJETO valioso que é um um verdadeiro testamento de nossa história recente faz 30 anos.
A FOLHA DE SÃO PAULO poderia responder: Está a serviço de quem? A quem interessa esquecer estes fatos cruéis de nossa história recente? Para quem esta Ditadura foi branda?

segunda-feira, 2 de março de 2009

Viver a vida.(Autora :Graça Penna )

Quero sair pela vida,
com choro ou sorriso,
quero sair por aí,hoje
viver para não sentir
o lamento do não-vivido,
por ter ficado sentada
na primeira estação da vida
encantada com a beleza de minha imagem,
refletida no espelho,uma simples miragem.
Quero embarcar para descer,
em um espaço aberto de céu luminoso,
sol brilhante com seu calor a me aquecer,
abrir os braços,sentir o ar,respirar,
olhar a minha imagem no espelho d'agua,
imagem do ser que se olha e,
se ama,faz parte da vida
dessa misteriosa fonte onde todos nascem
e pisam seu chão com todo o seu mult/universo
humano...do Homem.

domingo, 1 de março de 2009

Uma navegante(Autora:Graça Penna)

Ela anda bem estranha... lunática...
Agora vive a navegar o mar de Minas
descobre estrelas,procura cometas...
Não importa onde esteja, vive encantada,
com esse mar de Minas.
Um mar que a presenteia com belezas,
que só a natureza é capaz,
Mar de Minas estrelado,de lua cheia e,
após a tempestade um imenso arco -íris
com a promessa de belos dias ensolarados...
com muitas cores alegres,que a fazem sorrir
para a vida.
esse renascimento que o mar de Minas
como uma mágica,
desperta na vida dessa navegante.

Texto de Rubem Alves.

O mar de Minas não é no mar.
O mar de Minas é no céu,
pro mundo olhar pra cima e navegar
sem nunca ter um porto onde chegar.


-também as montanhas de Minas são parte do enorme
animal que é o universo... Quem sabe Passárgada?
Ou Maracangalha?